A emissão de nota fiscal eletrônica é uma atividade exercida por muitas empresas. Por ser uma prática comum, parece não haver dificuldades, mas a verdade é que erros podem acontecer durante esse processo.
Criada para atestar a circulação de mercadorias ou um serviço que foi prestado, a nota fiscal simplifica a rotina das empresas, contribuindo com as questões burocráticas.
No entanto, se no processo de emissão houver erros, o que facilita o cotidiano pode se tornar mais um problema a ser resolvido.
Partindo disso, é importante estar atento aos equívocos cometidos, a fim de passar longe deles quando tiver que cumprir essa tarefa.
Erros comuns no momento da emissão de nota fiscal eletrônica
Como foi visto, a nota fiscal foi feita para ajudar as empresas. Porém, se deslizes forem cometidos durante o processo de emissão, o trabalho poderá ser dobrado.
Por isso, conhecer os erros mais comuns faz parte das precauções a serem tomadas:
- Não verificar se todas as informações estão corretas no momento da emissão;
- Não ter conhecimento sobre o regime tributário da firma, fazendo com que as contas sejam calculadas de forma errada;
- Não atualizar o orçamento;
- Errar no momento de confirmação dos dados, no qual as seguintes mensagens aparecem: “nota fiscal eletrônica denegada”, “certificado digital não operacional ou inexistente” e “”rejeição;
- Não fazer uso de tecnologia que pode auxiliar na emissão;
- Confundir nota fiscal eletrônica com Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) e XML, que é o nome do arquivo da nota fiscal;
- Guardar a nota fiscal de forma inadequada;
- Não ter atenção com o certificado digital, que é a assinatura da empresa na nota.
Esses são os deslizes de muitas empresas durante o processo. E, já que os erros foram listados, é preciso saber como evitá-los.
Como ficar longe dos equívocos ao emitir a nota?
Ter o conhecimento dos erros é necessário para acertar depois, além de descobrir formas de escapar deles.
Com as empresas não é diferente. Agora, sabendo dos deslizes que podem ocorrer durante a emissão de nota fiscal eletrônica, é preciso ficar atento às formas de se evitar esses erros.
Ter os dados organizados, tomar cuidado com o preenchimento das informações, ter o contato dos clientes atualizados e automatizar o processo de emitir NFe são algumas das soluções para ficar longe de problemas.
Ficar atento às normas jurídicas, estar bem informado sobre as operações da empresa e capacitar os funcionários para essas funções também contribuem para reduzir os riscos de erros no processo.
Com essas dicas, pode-se ter mais segurança na hora de emitir a nota fiscal. Mas, mesmo assim, é importante saber os danos que uma nota fiscal emitida de forma incorreta pode causar.
Consequências da emissão de nota com os dados errados
Em caso de erros na nota fiscal, a empresa pode ser autuada em alguma fiscalização, além do cliente se recusar a receber a nota e a firma não conseguir suspender o documento.
Esses equívocos ainda comprometem a gestão financeira e operacional, afetando os negócios de uma empresa.
Com isso, é importante seguir as dicas citadas e procurar ajuda em caso de dúvidas.
A empresa Inovações Digitais é especializada no suporte de emissão de notas e oferece auxílio por meio de telefone ou via WhatsApp de forma rápida e prática.
Portanto, siga as recomendações e procure ajuda de profissionais preparados em caso de dúvidas, a fim de evitar futuros transtornos para a sua empresa.