(11) 2839-9548
nfe@inovacoesdigitais.com.br

Dicas de uma boa gestão fiscal para a sua empresa

Perguntas, Dicas, Instalação e Dúvidas sobre Nota Fiscal Eletrônica NFE

Além de confiável, a gestão fiscal de uma empresa precisa ser eficaz, ágil e organizada. Se ela for feita em menos tempo, por exemplo, você elimina custos e ganha tempo para investir em outros processos do seu negócio.

Nenhuma empresa cresce por acaso. As empresas que atingem um modelo de frequente ascensão são aquelas que investem em conhecer os dados do seu negócio e em tecnologia, além de saber quem são seus clientes e ter uma equipe qualificada.

Por que é importante manter uma boa gestão?

Você considera complicado lidar com todos os compromissos que a sua empresa tem com a Receita Federal? Declarações Anuais, Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), Guia de Recolhimento, Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (CAGED), etc.

Mas não cumprir essas obrigações pode trazer prejuízos à empresa e aos seus colaboradores.

A Receita Federal costuma autuar empresas que:

  • Fazem a escrituração de notas canceladas;
  • Não armazenam notas fiscais por, pelo menos, cinco anos;
  • Erram na Declaração de Imposto de Renda;
  • Escrituram notas com erros de emissão.

Não há como fugir das obrigações com a Receita Federal. Por isso, o controle na emissão de notas fiscais, tanto em relação a fornecedores quanto a clientes, é importantíssimo.

Dicas para gestão fiscal de empresas

Conheça algumas dicas para uma boa gestão:

  • Faça um bom planejamento tributário: planejamento tributário não é apenas enquadrar a empresa em qualquer categoria de regimes de tributos. Planejar e organizar a parte fiscal da empresa incluem a gestão operacional – cumprira correta escrituração das notas fiscais e o pagamento de impostos na data correta – e o gerenciamento estratégico;
  • Saiba gerir os tributos estrategicamente: a estratégia de tributos inclui enquadrar a empresa no regime mais próximo de seus lucros e de sua atividade. Para isso, recomenda-se contratar contadores qualificados, que analisam a fundo as atividades, os lucros, as receitas e as despesas da empresa;
  • Invista em um software de emissão de notas fiscais eletrônicas: é fundamental ter controle e lidar com notas canceladas, emitidas ou recebidas de fornecedores ou de clientes. Com um software adequado, todas essas ações ficam concentradas em um único lugar.

Ainda há empresários que não investem em um emissor de notas fiscais eletrônicas, pois acreditam que é um gasto que não vai agregar ao dia a dia. No entanto, ter controle sobre o quanto se gasta e o quanto se vende vai além de saber o quanto a empresa lucra.

Softwares de emissão de nota fiscal

O controle de notas fiscais eletrônicas é um dos elementos para manter a gestão de tributos da empresa em dia. Imagine o quanto vai ser benéfico para a saúde organizacional do seu negócio ter acesso rápido às notas fiscais emitidas, recebidas ou canceladas?

Aproveite a praticidade dos softwares atuais que permitem que essas informações estejam ao alcance da sua mão – em celular ou tablet – e não em montanhas de papéis desorganizados.

A Inovações Digitais oferece planos de adesão para todos os bolsos e tamanhos de empresas. Os serviços atendem tanto quem emite poucas ou muitas notas fiscais eletrônicas quanto quem está no início da gestão de uma empresa e precisa de suporte.