Começar um negócio e garantir o constante funcionamento dele é uma tarefa que requer bastante esforço. Somadas a essa preocupação há as dúvidas com relação aos documentos fiscais que precisam estar em dia.
Para alguns empreendimentos, há bastante burocracia e os processos envolvidos, os quais podem levar um longo tempo, e a falta de documentos pode gerar vários transtornos para a empresa.
Por isso, para desenvolver um negócio seguindo as determinações da lei, é necessário ter conhecimento sobre os documentos obrigatórios.
Documentos fiscais indispensáveis para as empresas
Saber a respeito de todas as imposições determinadas pelo Governo e cumpri-las não são atividades simples. Além disso, há o risco de o empreendimento sofrer com processos, aplicações de multas ou ter os bens apreendidos, caso alguma exigência seja deixada de lado.
Para impedir essas situações, é preciso ficar atento aos seguintes documentos:
- Alvará de funcionamento: é o documento que atesta se o prédio está dentro dos preceitos municipais. Essa validação deve ser renovada regularmente;
- Inscrição municipal ou estadual: cada negócio tem uma inscrição específica. Por exemplo, se a empresa é industrial, a inscrição é feita na Secretaria Estadual da Fazenda;
- Notas fiscais: a emissão de nota fiscal é imprescindível para as empresas. Por isso, as notas precisam ser guardadas por cinco anos, de forma a evitar multas que possam vir a ser aplicadas;
- Comprovante de Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED): é um dos documentos fiscais muito importantes para o monitoramento do Ministério do Trabalho;
- Livros contábeis: identifica todas as operações feitas pela empresa em um determinado espaço de tempo;
- Guias fiscais de recolhimento dos tributos: estas guias precisam ser armazenadas pela empresa porque são uma forma de comprovar que as exigências tributárias foram cumpridas;
- Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ): deve estar devidamente regularizado, pois, sem esse documento, não é possível fazer nenhuma operação comercial.
A regularização de todos esses documentos é a única forma de preservar o seu empreendimento e melhorar o fluxo de caixa.
Como organizar esses documentos?
O setor de contabilidade é essencial para a boa administração de uma empresa, já que é a área responsável por cumprir com as exigências fiscais.
Para trabalhar devidamente, é importante ter toda a papelada organizada. Por isso, ter um lugar específico para armazenar os documentos, dividi-los de acordo com o tipo, estipular uma rotina e definir algumas práticas para arquivar a documentação podem ajudar a cumprir as obrigações.
Além disso, ter um funcionário para organizar os documentos e utilizar a tecnologia para auxiliar nessa tarefa são outras recomendações que podem facilitar o trabalho.
Importância da ajuda profissional na organização de documentos
A emissão desses documentos é trabalhosa, portanto, durante esse processo, é comum surgirem dúvidas.
Como um erro pode atrasar alguma atividade e trazer problemas para a empresa, é necessário que sejam tomadas as devidas precauções. Por isso, o auxílio de profissionais qualificados é uma alternativa para quem quer ficar longe dos erros na fiscalização.
A Inovações Digitais tem uma equipe pronta para ajudar quando você precisar emitir uma nota fiscal ou não souber o melhor caminho para realizar essa tarefa.
O atendimento é feito por telefone ou via Whatsapp, tudo para facilitar o contato com os clientes.
Por isso, não cometa erros. Você tem a opção de contar com profissionais preparados e receber a orientação adequada para o seu negócio.